O auditório do Hospital Geral de Fortaleza do Exército Brasileiro (HGeF) ficou lotado nos dias 9 e 10 de junho, no segundo curso no formato Hands on promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) neste ano e que teve por tema cirurgia do membro superior.
A SBOT-CE realiza nos dias 9 e 10 de junho o segundo curso no formato Hands on deste ano. Abordando cirurgia do membro superior, o evento ocorrerá no auditório do Hospital Geral de Fortaleza do Exército Brasileiro (HGeF), localizado na Av. Desembargador Moreira, 1500, Aldeota. No dia 9 de junho, sexta-feira, as aulas serão realizadas entre 19h30 e 21h45 e, no dia 10, sábado, de 8h às 11h30.
Entre os assuntos a serem abordados, estão casos clínicos de ombro e cotovelo, trauma, lesões no esporte e doenças degenerativas.
As inscrições custam R$ 100,00 e podem ser realizadas através do telefone (85) 3224-8712, pelo e-mail sbot-ce@mcanet.com.br ou no local.
Cinquenta e nove médicos, entre especialistas e residentes em ortopedia e traumatologia participaram do primeiro curso prático, no formato Hands on, promovido pela SBOT-CE este ano.
O tema trauma ortopédico será o assunto do primeiro curso prático, no formato Hands on, que será promovido pela SBOT-CE este ano, nos dias 7 e 8 de abril, no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus, localizado na Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó. Na sexta-feira (07/04), as aulas serão realizadas entre 19h30 e 21h45 e, no sábado (08/04), de 8h às 11h30.
No encontro, serão abordados assuntos como fratura exposta e controle de danos; fixação externa na bacia e nos membros superiores e inferiores; banda de tensão; fratura supracondiliana da criança; e osteossíntese nos membros superiores e nos membros inferiores.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) organizou ações para alertar a população sobre os prejuízos do consumo exagerado de álcool na campanha “Carnaval sem Traumas: Álcool e volante, uma mistura que não dá samba”.
No dia 22 de fevereiro, animadoras da torcida do time Ceará Sporting Clube, as vovozetes, desfilaram com faixas da campanha no intervalo de partida da segunda rodada do campeonato Primeira Liga, jogada entre os times do Ceará e do Flamengo na Arena Castelão. O objetivo da ação foi lembrar os torcedores sobre a importância de não misturar álcool e direção.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) promoveu, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus, o primeiro evento científico da entidade em 2017: o Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas. O encontro contou com aulas dos especialistas Ciro Cid, Henrique Mota Neto, Francisco Machado, Leonardo Drumond, 1º tesoureiro da SBOT-CE, e Vandick de Queiroz Germano, membro suplente do Conselho Fiscal da SBOT-CE.
Ortopedistas alertam que consumo exagerado de álcool não causa somente acidentes no trânsito
Que o consumo de bebida alcoólica combinado à direção contribui significativamente para a ocorrência de acidentes no trânsito é fato. Com excesso de velocidade, então, é praticamente fatal. Para alertar a população sobre a importância da diminuição no número de acidentes durante o feriado de Carnaval, principalmente a partir da conscientização para os perigos de dirigir alcoolizado, a Associação Cearense de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-CE), realiza, nesta semana, ações da campanha “Carnaval sem Traumas: Álcool e volante, uma mistura que não dá samba”, lançada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT Nacional). Em 2016, foram registrados 92 acidentes, com 15 mortes (uma a mais do que em 2015), em rodovias estaduais e federais do Ceará, durante o feriadão de Carnaval, entre a sexta-feira, dia 5 de fevereiro, até a quarta-feira, 10 de fevereiro.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) organizou uma vasta programação científica para 2017. Ciente da importância do diagnóstico e tratamento adequado da osteoporose e das doenças osteometabólicas para a saúde pública, principalmente no que diz respeito à prevenção a uma segunda fratura (a chamada refratura), o Curso de Atualização em Osteoporose e Doenças Osteometabólicas será o primeiro encontro a ser promovido pela SBOT-CE este ano.
O evento, que será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro no auditório do Parque Ecológico do Centro Universitário Christus, vai abordar os últimos avanços no diagnóstico e no tratamento dessas patologias. Entre os assuntos previstos estão: diagnóstico clínico da osteoporose, interpretação da densitometria óssea, vitamina D, fraturas atípicas, prevenção da refratura e sarcopenia, que é uma doença osteometabólica associada ao processo de envelhecimento na qual há perda de massa muscular e força, afetando o equilíbrio, a marcha e a capacidade geral de idosos na realização de tarefas da vida diária.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) e a Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará (COOMTOCE) promoveram, no dia 26 de novembro, a festa de confraternização anual que congrega seus associados e homenageia os especialistas que se destacaram profissionalmente. No evento, que foi realizado no Buffet La Maison, ocorreu também a cerimônia de posse da diretoria da SBOT-CE para o biênio 2017-2018, eleita no XX Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE).
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) iniciou em 2016 atividades de interiorização de eventos de educação médica continuada com o projeto Carrossel da Ortopedia. Os dois primeiros encontros foram realizados em Juazeiro do Norte, no dia 19 de agosto, e em Sobral, no dia 1º de julho.
O evento direcionado aos especialistas em ortopedia e traumatologia que atuam na Região do Cariri foi coordenado pelo traumato-ortopedista Frederico Machado de Alencar. Realizado no iu-á hotel, o evento contou com o apoio da Sanofi e os participantes se revezaram entre três mesas redondas que foram comandadas pelo vice-presidente da SBOT-CE, Tiago Gomes, pelo presidente do XX COTECE, Marcos Girão, e pelo membro do Conselho Fiscal da SBOT-CE, Ronaldo Silva. A cada ciclo, os especialistas trocavam de mesa para discutir casos diferentes.
Cerca de 50 participantes, entre especialistas e médicos residentes da Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (RIOT) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE), estiveram presentes, no dia 02 de abril, na edição do Programa de Educação Continuada (PEC) realizada em Fortaleza.
Promovido pela SBOT Nacional com apoio da Baumer, o evento contou com palestras sobre o tema “Trauma”, que foi abordado pelos traumato-ortopedistas Alexandre de Bustamante Pallotino, Guilherme de Moura Colares e Marco Antônio da Silva Girão. Na ocasião, foram tratados os seguintes assuntos: “Algoritmo de tratamento do politraumatizado”, “Fraturas acetabulares”, “Fraturas da coluna lombar” e “Fixador externo na emergência”.
Com o tema “Trauma”, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT Nacional) promove, com apoio da Baumer, edição do Programa de Educação Continuada (PEC) em Fortaleza. O evento vai ser realizado no dia 02 de abril, das 8h às 11h40, no Praiano Hotel, localizado na Av. Beira Mar, 2800, Meireles.
Na ocasião, os participantes vão assistir a palestras dos especialistas Alexandre de Bustamante Pallotino, Guilherme de Moura Colares e Marco Antônio da Silva Girão. Entre os assuntos a serem abordados, estão “Algoritmo de tratamento do politraumatizado”, “Fraturas acetabulares”, “Fraturas da coluna lombar” e...
Ciente da relevância de atuar junto à sociedade, a diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) participou de duas ações promovidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará em 2015 dentro do Programa Sindicato Cidadão, idealizado pela entidade.
Comemorado no dia 19 de setembro, quando foi fundada a SBOT Nacional, o Dia do Ortopedista foi lembrado na Semana do Ortopedista, em que médicos residentes da Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (RIOT) da SBOT-CE realizaram avaliação para detecção de escoliose em crianças atendidas pela Escola Beneficente de Surf do Titanzinho, localizada no bairro Serviluz, em Fortaleza. A ação ocorreu entre os dias 15 e 18 de setembro dentro das atividades do Programa Sindicato Cidadão e beneficiou ainda familiares das crianças.
No dia 28 de novembro, a SBOT-CE e a Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE) promoveram tradicional festa de confraternização no buffet do La Brasilerie Empório. Dr. Cláudio Martins foi homenageado com a medalha da Ordem Cearense em Mérito em Ortopedia e Traumatologia, oferecida anualmente pela SBOT-CE, e Dr. Nami Jereissati recebeu a Menção Honrosa da COOMTOCE. Os presidentes da entidade que estiveram presentes também foram homenageados, recebendo o troféu dos 50 anos da SBOT-CE.
Adson Barreira, representante da empresa Opera, e David Aguiar, da Ortogênese, receberam a Placa Pedro Marinho, Amigo da Ortopedia Cearense, em reconhecimento ao apoio prestado ao Programa de Atualização Científica da SBOT-CE em 2015.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-CE) foi homenageada no dia 1º de junho pelos 50 anos de fundação em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.
Os fundadores da SBOT-CE Dr. João Estanislau Façanha, Dr. Fernando Antônio Mendes Façanha, Dr. Bolivar Bastos Gonçalves, Dr. Francisco de Assis Parente Viana, Dr. Jorge Romcy e Dr. José Gomes da Frota, foram homenageados in memorian com placa comemorativa da Assembleia Legislativa. Em nome deles, receberam a homenagem, respectivamente, Dra. Maria Cláudia Façanha Gaspar, neta do Dr. João Estanislau Façanha, Maria Teresa Chaves Façanha, viúva do Dr. Fernando Façanha, Dr. Bolivar Bastos Gonçalves Filho, Dr. Francisco Parente Viana Júnior, Jorge Romcy Filho, e Dr. José Gomes da Frota Filho.
O ano de 2015 é um ano duplamente marcante para a ortopedia cearense: a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) comemora 80 de fundação em 19 de setembro e, antes disso, a SBOT-CE completa 50 anos de uma trajetória de destaque no dia 8 de junho. No ano de seu jubileu, a diretoria da SBOT-CE trabalha para celebrar de várias maneiras esta data tão especial.
Lançamento do livro com o registro histórico da SBOT-CE, homenagem na Assembleia Legislativa e realização do o XIX Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (COTECE) em um resort são alguns dos eventos previstos na programação que pretende marcar este ano tão importante para os especialistas que atuam no Ceará.
A verdadeira epidemia de acidentes que afeta o Brasil inteiro durante o Carnaval, pelo não uso do cinto de segurança e pelo binômio álcool-direção é uma triste realidade. Em 2014, 144 pessoas morreram e 1.823 ficaram feridas nas rodovias federais do país. No Ceará, foram registrados 78 acidentes nas BRs, que deixaram cinco pessoas mortas e 41 feridas. Nas rodovias estaduais, a quantidade de acidentes foi menor, mas tiveram maior gravidade: ocorreram 51 acidentes nas CEs com 17 mortes e 87 feridos.
Encontros com abordagem prática dos assuntos, os módulos hands-on foram o grande diferencial da programação do XX Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado do Ceará (XX COTECE). Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) no Atlântico Hall, localizado no Marina Park Hotel, o evento contou ainda com aulas sobre atualizações em trauma do membro superior e em lesões de cartilagem e traumas complexos em tornozelo e pé.
Formados pela Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (RIOT) do Ceará, Dr. André de Castro Alcantara Carvalho, Dr. Antônio Carlos Lopes Júnior, Dr. Antônio Luiz Vieira Gonçalves, Dr. Jonatas Brito de Alencar Neto, Dr. Marcos Dias Costa Xerez, Dr. Paulo Renan Lima Teixeira, Dr. Pedro Paulo Gomes Viana Filho, Dr. Saulo Rodrigues Moreira, Dr. Thiago Parente Neiva Gomes e Dr. Ulisses Silva Pereira são os mais novos ortopedistas membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
No dia 29 de novembro de 2014, o Salão Mar do La Maison Buffet recebeu os ortopedistas cearenses para a tradicional confraternização de fim de ano promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) e pela Cooperativa dos Médicos em Traumatologia e Ortopedia do Ceará (COOMTOCE).