A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) aproveita o Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, para alertar a população sobre os cuidados que os ciclistas precisam ter ao transitar nas ruas. Com o mote “Bicicleta Segura”, a campanha da SBOT tem como objetivo reduzir o número de mortes de ciclistas – 500 anuais no Brasil – e os acidentes que, mesmo quando não causam sequelas ou demandam amputações, exigem longo tratamento para a recuperação do paciente. As informações da campanha estão disponíveis no site: http://campanhas.portalsbot.org.br/bicicleta-segura/

O diretor de Campanhas da SBOT, ortopedista Francisco Nogueira, destaca que os médicos incentivam o ciclismo, que traz inúmeras vantagens. “Além de ser ecologicamente correto é importante na prevenção da osteoporose, condiciona o organismo e principalmente o coração e ajuda o controle do peso”, diz ele.

Mas a falta de cuidados por parte do ciclista também é causa de acidentes graves, acrescenta o diretor de Comunicações da SBOT, ortopedista Carlos Vassalo. “Crianças na garupa de bicicleta e usando sandália de dedo ou descalças correm o risco de prender o pé no aro ou nas engrenagens da marcha” e o dano é tão grande que por vezes o dedo precisa ser amputado, diz o especialista.

De acordo com dados do Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de atendimento de trauma no Ceará, foram registrados 1385 atendimentos a ciclistas vítimas de acidentes em 2016. No primeiro semestre de 2017, foram 585. Uma queda, se comparado ao mesmo período de 2016, quando houve o registro de 688 atendimentos a ciclistas na instituição. Apesar da diminuição, este ano, a média é de quase três pessoas atendidas por dia após serem vítimas de acidentes quando andavam de bicicleta. Os principais motivos foram acidentes de transporte sem colisão, como capotamento, queda ou projeção.

Por isso, a prática deve ser feita sempre com o máximo de segurança, explica o presidente da SBOT – Regional Ceará (SBOT-CE), Tiago Gomes. “O uso de capacete e sinalização na roupa e na bicicleta são imprescindíveis. Além de ter atenção, o ciclista precisa se precaver e garantir que a bicicleta seja bastante visível, pois muitos acidentes ainda são, infelizmente, causados por motoristas alcoolizados ou mesmo imprudentes”, explica.

Siga as dicas da SBOT e vá em frente:

· Respeite as leis de trânsito e pedale com atenção e cuidado.

· Não circule nas calçadas. Respeite o espaço do pedestre.

· Quando não houver ciclovia, circule pelo lado direito da via, no sentido dos veículos.

· Cuidado ao passar por carros estacionados.

· Sinalize através dos gestos manuais a sua intenção antes de executar as manobras.

· Respeite a sinalização. Você também faz parte do trânsito.

Confira o fôlder da Campanha aqui